#15anos: De onde vem a cultura de comemorar os 15 anos?

terça-feira, 14 de abril de 2015

Bom dia meus amores, faltam hoje 4 dias pro meu aniversário de 15 anos e eu fiquei me perguntando de onde vem essa cultura de comemorar os 15 anos, eu sei mais ou menos sobre, mas eu resolvi procurar direitinho e hoje vou passar oque aprendi a vocês ;)
Pelo que li essa comemoração dos 15 anos surgiu na Europa. As famílias nobres europeias faziam um grande baile para comemorar o aniversário de 15 anos da filha. Mas por que 15 e não 14 ou 16 anos?
Esse baile não era apenas para a filha se divertir, muito pelo contrário, era uma festa para mostrar a todos que a menina estava virando uma mulher e quando digo mulher é mãe e dona de casa/boa esposa.
Não sei se sabem, mas se casavam bem cedo naquela época e não era necessário romantismo, o importante era fazer alianças entre as famílias mais nobres.
Moral: era uma apresentação pra depois conseguir um casamento arranjado.
Mas Leth e a troca de sapatos?
A troca da sapatilha pelo salto surgiu bem mais tarde e significa tanto que a jovem pode dar seus próprios passos sozinha, como que ela já é uma mulher.

Bem amores, é esse o significado/história dessa cultura e eu achei bem tenso, então se vocês vão comemorar seus 15 anos não pensem nesse significado. Criem um novo!
A vida é de vocês e a cada dia vocês escrevem sua história então é super simples escrever a história de uma festa ;)
Mas aproveite esse dia para pensar, já se passaram 15 anos da sua vida, oque gostaria de ter feito? O que fez? Oque quer fazer?
#PenseUmPouco

Bem amores, esse foi o post de hoje, foi pequeno porque a história era pequena, eu pensei que era bem maior mas não =/ Comentem aí: como foi ou vai ser a festa de vocês e oque pra vocês significa 15 anos ;)
#BeijocasDaLeth s2

Nenhum comentário:

Postar um comentário